sexta-feira, 15 de julho de 2011

Tema : Deus não aceita desculpas

Texto Base – Êxodo 3:11



Introdução: O chamado que Deus faz a Moisés para realizar uma tarefa em Sua causa, é um exemplo de como pode ser a reação de quem está sendo chamado e como Deus age para realizar Seus planos e propósitos. A questão é que a maioria das pessoas chamadas, logo procuram motivos ou desculpas para não atender ao chamado de Deus.

Assim como Moisés logo que recebeu o chamado pensou em algumas desculpas que veremos agora para não cometermos o mesmo erro e saber que Deus nos honra quando nos chama.



Primeira desculpa: Quem sou eu? Ex 3:11.

Moisés lutava consigo mesmo.

Não se sentia capaz.

Pensava que Deus tinha escolhido a pessoa errada.

A resposta de Deus: Não importa quem você é. Eu estou com você, v 12.

Segunda desculpa: Quem é o Senhor? Ex 3:13.

Moisés não tinha muito conhecimento de Deus, tinha pouca intimidade.

Entendeu que teria dificuldades para apresentar Deus ao povo.

Faltava convicções sobre o que Deus faria em favor daquele povo.

A resposta de Deus: Eu Me revelarei a você. Eu Sou o que Sou. Sou sempre presente.

Eu Sou tudo o que você e esse povo precisam v 14.

Terceira desculpa: E se eles não me ouvirem? Ex 4:1.

Moisés sentiu-se inseguro.

Preocupado com a reação que o povo teria quando ele falasse.

A resposta de Deus: Eu provo por sinais e quando verem, ouvirão e crerão v 2-9.



Quarta desculpa: Ah! Senhor! Eu nunca falei bem Ex 4:10.

Moisés lamentou sua dificuldade para comunicar-se.

Quem iria ouvi-lo se não falava bem?

A resposta de Deus: Imagina quem fez sua boca? Por acaso não fui Eu? Eu não posso

concertá-la, se não estiver funcionando bem, para usá-la? v 11-12.

Quinta desculpa: Eu sei que o Senhor pode chamar outro Ex 4:13.

Moisés sente-se inferior a qualquer outra pessoa para ser usado por Deus.

Moisés relutava como se nele só houvesse fraquezas, Mas Deus não o via assim.

A resposta de Deus: Ok, Eu chamo outro, você contará com a ajuda de Arão, seu irmão

para a realização do Meu plano, mas Eu conto com você v 14-15.

Conclusão: Finalmente, Moisés se decidiu diante da imperativa chamada do Céu. No devido tempo deixa Midiã e coloca-se debaixo da potente Mão de Deus, segue para o Egito, levando na mão o CAJADO de Deus para as grandes batalhas.

Enviado por:
pr andre bruno
rj, rj, brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário