sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vida nova !

Efésios 4.21-24

-Introdução:
No texto lido o apóstolo Paulo parece descrever uma troca de roupa, mas está falando da conversão ou mudança na vida de quem aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.
Se fosse possível ver como estamos vestidos espiritualmente falando, poderíamos ver o que significa isso literalmente. Mas podemos imaginar que do mesmo modo que não gostamos de nos apresentar mal preparados diante das pessoas, assim também devemos estar prontos para encontrar com Deus.
Sua roupa está velha ou nova?
Vamos refletir sobre as palavras do texto e aprender sobre a ‘mudança de roupa’ que acontece quando recebemos uma Nova Vida:
 
1- Tire a roupa velha: “vos despojeis do velho homem” v.22
Quando a pessoa passa por uma renovação de costumes, primeiro aprende a se desfazer de coisas velhas e cafonas para entrar em um novo estilo. Precisa fazer uma faxina abandonando antigas modas para o novo fashion.
A primeira coisa que o apóstolo ensina é tirar a roupagem do velho homem, que significa os antigos hábitos antes de conhecer a Jesus quando agíamos sem o temor de Deus. O pecado envelhece e apodrece a vida da pessoa até levar à morte (Romanos 6.23).
Jesus ensinou que devemos renovar completamente nossas vidas e não apenas fazer remendos, ensinando que “ninguém tira um pedaço dum vestido novo para o coser em vestido velho, pois que romperá o novo e o remendo não condiz com o velho” (Lucas 5.36). Deus não quer costurar reparos em nossos corações, mas renovar completamente tiando o coração de pedra e dando um novo coração de carne sensível ao Espírito de Deus (Ezequiel 36.26).
Você já tirou a veste velha do pecado?
Jesus quer renovar totalmente sua vida!
                             
2- Renove sua vida: “vos renoveis no espírito do vosso entendimento” v.23
Em segundo lugar, a pessoa a ser transformada passa por uma geral no seu corpo cuidando de dentes, cabelo, pele e saúde em geral.
Semelhantemente o apóstolo Paulo ensina que além de desfazer de tudo o que é velho, devemos renovar nossa vida interior. Não adianta jogar fora o que é velho e manter velhas práticas e sentimentos dentro do coração e mente. Isso significa “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Romanos 12.2).
Como cristãos precisamos cuidar de nossa saúde mental e emocional além da espiritualidade abundante que só podemos ter em Jesus. Por isso é necessário manter a vida de oração, perdoar as pessoas para não carregar mágoas velhas em nosso interior (Mateus 6.13) e resistir toda mentira do mundo “destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5).
A obra da conversão não apenas troca a roupa do mundo por uma nova religiosidade aparente. A mudança real e definitiva acontece dentro da pessoa para depois ser mostrada externamente de maneira que todos vejam. Mesmo pecados que ninguém sabe e até mesmo o pecador se esqueceu de ter cometido (Salmos 19.12) o sangue de Jesus é eficaz para limpar e apagar de todo pecado (I João 1.7).
Você já passou por uma renovação interior?
Jesus quer lavar sua vida com seu sangue!

3- Vista uma roupa nova: “vos revistais do novo homem” v.24
Após o processo de desfazer de coisas velhas e cuidar da saúde, o próximo passo é renovar o guarda-roupa da pessoa que passa pela transformação.
O texto também ensina que depois de jogar fora a roupagem mundana e ser renovado interiormente pelo sangue regenerador de Jesus Cristo precisamos nos revestir do novo homem. Este novo homem não é semelhante ao mundo e sim semelhante a Jesus Cristo que veio para nos ensinar como Deus quer que a humanidade viva.
Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas com o pecado, perdeu esta característica tornando-se diferente da santidade de Deus (Gênesis 1.27). Ao ver que tinham pecado enxergaram que estavam nus porque a maldade entrou em seu coração então "coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si" (Gênesis 3.7), esta foi a a primeira roupa que já existiu, mas não era suficiente para cobrir o pecado, então "fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu" (Gênesis 3.21). Ao fazer a veste de pele, Deus sacrificou o primeiro animal para remissão de pecados, pois "sem derramamento de sangue, não há remissão" (Hebreus 9.22).
Quando Jesus veio, tornou-se o modelo de santidade para os servos de Deus (I Coríntios 15.21,22). Por isso não podemos imitar o mundo e sim “imitadores de Cristo” (I Coríntios 11.1).
Vestir uma nova roupa significa mudar as forma de viver, melhorar o vocabulário, comportamento, tratar o temperamento e caráter “até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4.13). O padrão de vida para quem se converte é a Palavra de Deus.
Deus preparou uma armadura completa para revestir a vida do cristão capacitando-o para vencer as batalhas espirituais. Os pensamentos são protegidos por um “capacete da salvação”, o coração é revestido pela “couraça da justiça”, os pés são guardados de se ferir ao usar “as sandálias da preparação do evangelho da paz”, a cintura traz o “cinto da verdade” e o restante do corpo é protegido pelo “escudo da fé” e pode se defender com “a espada do Espírito que é a Palavra de Deus” (Efésios 6.10-17).
Você já renovou sua vida?
Jesus quer te revestir completamente com uma nova vida!
Jesus quer renovar sua vida completamente!

-CONCLUSÃO: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”  II Coríntios 5.17
Muitas pessoas começam uma dieta e não conseguem continuar até o fim. Começam a tomar um remédio ou fazer um tratamento, mas deixam pela metade. Iniciam um curso e param pelo caminho. Quanto aos comportamentos, fazem juramentos de mudança e propósitos de recomeçar uma nova vida, deixando práticas e vícios, mas não conseguem.
Por que as pessoas não conseguem mudar? Por que só quem fez o homem pode mudar o homem. Como um aparelho que deve ser consertado por quem o fabricou e do mesmo modo, somente quem criou a humanidade tem o poder de transformá-la.
Deus já proveu para nós um modelo de vida através do exemplo de Jesus Cristo. Com o seu sangue apaga todo o nosso passado limpando toda sujeira do velho pecado. Para completar, o Espírito Santo vem para preencher e renovar completamente a vida de quem se entrega a Jesus, de maneira que não seja uma mudança superficial.
Desfaça de tudo o que é velho e mal em sua vida, renove sua alma e coração e se revista de nova vida em Cristo.

Pr. Andre Bruno.