sábado, 24 de agosto de 2013

Tema : Resgatando o avivamento !

(II Reis 23.1-3)

INTRODUÇÃO - o reino de Judá no tempo do rei Josias já amargava cerca de 75 anos de crise espiritual, desde o início do reinado de Manassés, seu avô, que também se estendeu nos dois anos em que o seu pai Amom esteve no reinado de Judá. Josias começou a reinar com 8 anos, mas foi aos 26 anos que ele começou a realizar a reforma espiritual no seu reino, resgatando assim o avivamento em sua época. É bom lembrar que Deus sempre esteve no controle da história, e que Ele haverá, dentro da necessidade de cada época, levantar alguém que cumpra o seu propósito, e leve o seu povo a viver no centro da sua vontade, que é o verdadeiro avivamento.

Quais os passos dado por Josias para resgatar o avivamento?

1.    REPAROU AS FENDAS DA CASA DE DEUS (22.5)

•    Se quisermos viver um verdadeiro avivamento precisamos reparar as fendas de nossa casa espiritual. A Bíblia diz que somos casa de Deus, santuário do Altíssimo, e não podemos deixar que as fendas provocadas pelo pecado permaneçam em nossas vidas.
•    Precisamos reparar o altar para que o fogo de Deus seja uma realidade em nossas vidas (II Reis 18.30)

2.    ENCONTROU O LIVRO DA LEI (22.8)

•    Durante o período de reforma no templo, o sacerdote Hilquias encontrou o livro da lei na casa do Senhor.
•    Sempre que quisermos nos voltar para Deus, com certeza termos condições de reencontrar valores espirituais perdidos através do descaso que vezes permitimos em nossa vida. (Lc 15.8)
•    Um verdadeiro avivamento só será possível se dermos prioridade ao livro da lei (a Bíblia Sagrada). Jer. 15.16; Heb 4.12; II Pe 3.18; Jo 5.39
•    Avivamento sem a Palavra não passa de fanatismo.

3.    DEU OUVIDO A VÓZ DE DEUS (22.16)

•    Se negligenciarmos a dar ouvido a voz de Deus, certamente viveremos uma desordem espiritual. Há muitos “pseudo-s” avivamentos onde se dá muito valor ao que o homem diz e pouco ao que o que Deus diz.

4.    HUMILHOU-SE PERANTE O SENHOR (22.19)

•    O avivamento genuíno nos leva a reconhecer que, Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas.

5.    LEVOU O POVO A RENOVAR ALIANÇA COM DEUS (23.1-30)

Conclusão : Avivamento já !


Pr. Andre Bruno.