segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tema: A escola dos bichos

 Ilustração

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma  escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher  as disciplinas.  O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O  Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito
que a corrida fosse incluída. E assim foi feito, incluíram tudo, mas... cometeram  um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem  todos os cursos oferecidos.  O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria  como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,Coelho". Ele saltou lá  de cima e "pluft"... coitadinho! Quebrou as pernas. O  Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr  também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma topeira. Quebrou o bico e as  asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais  cavar buracos. 

SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias. Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades. Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO!

Tema : 14 TIPOS DE LÍNGUAS


Introdução: “Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia”. Tiago 3:5.
Vejam quantos tipos de línguas existem:
1 – Língua das Víboras – Jó. 20:16 – “Veneno de áspides sorverá; língua de víbora o matará”.
2 – Língua lisonjeadora – Salmos 5:9 – “Porque não há retidão na boca deles; o seu íntimo são verdadeiras maldades; a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua”.
3 – Língua orgulhosa – Salmos 12:3 – “O Senhor cortará os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente”.
4 – Língua mentirosa – Salmos 109:2; Pv. 6:17 – “Pois a boca do ímpio e a boca fraudulenta estão abertas contra mim; têm falado contra mim com uma língua mentirosa”.  Pv. 6:17 - “...olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente...,”
5 – Língua enganadora – Salmos 120:2 – “Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora”.
6 – Língua falsa – Salmos 120:3 – “Que te dará, ou que te acrescentará a língua enganadora”.
7 – Língua da perversidade – Provérbios10:31 – “A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada”.
8 – Língua da sabedoria – Provérbios 10:31 – “A boca do justo produz sabedoria...”.
9 – Língua saudável – Provérbios 12:18 – “Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde”.
10 – Língua maligna – Provérbios 17;4 – “O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna”.
11 – Língua dobre – Provérbios 17:20 – “O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”.
12 – Língua branda – Provérbios 25:15 – “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos”.
13 – Língua gaguejante – Isaías 28:11; 33:19 – “Pelo que, por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo” – 33:19 – “Não verás mais aquele povo cruel, povo de fala tão profunda, que não se pode perceber, e de língua tão estranha, que não se pode entender”.
14 – Língua fingida – Provérbios 25:23 – “O vento norte afugentará a chuva, e a língua fingida, a face irada”. 
Enviada pelo :
Pr. Andre Bruno
Membro da ADCG RJ.