quarta-feira, 29 de junho de 2011

BRIGA DE CACHORRO GRANDE

Um novo convertido desabafa:
- Missionário, desde que entreguei minha vida a Jesus, uma luta está sendo travada dentro de mim. Uma luta entre o bem o mal. O bem, sempre me convidando a fazer coisas boas, e o mal, sempre me levando a fazer coisas ruins. É como se fossem dois cachorros brigando o tempo todo, um cachorro bom e um ruim.

- E qual dos dois cachorros está vencendo a luta, perguntou o missionário.

- O cachorro que eu alimento!


Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Romanos 7.18-20

DEUS ESTÁ A PROCURA DE ADORADORES

JOÃO 4:19-24
Pr Andre bruno

Contexto:
. Jesus se encontra com uma mulher samaritana. Problemas que eram vistos: era mulher, conversar com uma mulher na ausência de pessoas, uma mulher que estava no 6o marido, uma samaritana.
. Por que este problema com os samaritanos?
Após Davi e Salomão o reino de Israel é dividido (aproximadamente 930 a.C.), pois Roboão, seu filho impõe encargos pesados sobre o povo, e fica assim:
> Roboão (2 tribos) – forma Judá ou Reino do Sul, cuja capital fica em Jerusalém (Judá e Benjamim).
> Jeroboão (10 tribos) – forma Israel ou Reino do Norte, cuja capital inicial era Siquém e depois passa a ser Samaria. Estes são conquistados pelos Assírios, que os misturam com outros povos. A esta descendência misturada, dá-se o nome de Samaritanos.
. A partir de então havia esta divisão: Judeus X Judeus Samaritanos. Isto levou a uma guerra política entre estes povos, e a estratégia de Jeroboão (10 tribos) para não permitir que o povo se voltasse à Jerusalém foi de ter seu próprio lugar de adoração: o Monte Gerizim. Dois pólos de adoração: Monte Gerizim (Samaria) X Monte Sião (Jerusalém).
. Diante disto surge o confronto daquela Samaritana com Jesus: “ONDE SE DEVE ADORAR?”


Vejamos 5 princípios para a vida de um Adorador

I) O adorador reconhece que Jesus é o Messias (v. 29b)
. O Messias, no hebraico é “YAOHUSHUA (iaorrúshua)”. YAOHU – Nome do Pai. SHUA – Salvação. De onde vem: Porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
. Implica em ser o Salvador e o Senhor.

II) O adorador vive em novidade de vida (v. 28)
. Abandonar a velha vida, “cântaro”. Implica em buscar uma vida de santidade.
. Tudo tem que ser novo e a mente precisa ser renovada.

III) O adorador é testemunha de Jesus (v. 29 a)
. Quem reconhece quem Cristo é, faz o que Ele manda.
. Conseqüência disto (v. 39)

IV) O adorador é um servo (v.34)
. O adorador não pode ser apenas um ouvinte, um assistente.
. A palavra servo no grego (doulos) tem o significado de escravo. Isso quer dizer que como um escravo de Cristo, sempre estamos disponíveis para atender a vontade do Senhor.
. A palavra grega “diákono” – é traduzida por “servidor”.

V) O adorador adora em qualquer lugar (v.21)
. Não adora apenas em alguns momentos e em alguns lugares.
. É um estilo de vida, de culto, de serviço. (Jesus ensina isto em Mateus 4:10 – “Somente ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto”)

CONCLUSÃO: Que tipo de adorador é você?

O Salmo do Grande Pastor

(Salmo 23)

Pr Andre bruno


Os poucos versículos que compõem este Salmo, se apagados, deixariam um pequenino branco nas páginas de nossa Bíblia. Contudo, se os sentimentos nele expressados fossem apagados da vida, eles deixariam um buraco sem fundo no coração humano. O coração faminto não encontraria alimento; o coração perdido, nenhuma orientação; e o coração moribundo, nenhuma esperança. Afortunadamente, ele não foi apagado e cada homem que conhece o Senhor como Pastor, não sentirá falta de nada. Tracemos a tese do Salmo, "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará", através da tríplice ênfase do contexto.

1. Meu Pastor dá. Não me faltará provisão. A provisão satura este Salmo: "pastos verdejantes", "águas de descanso", um "cálice transbordante", etc. Estes, naturalmente, são símbolos do pastor dando às ovelhas o melhor, e fazendo isso abundantemente. Mas, temos considerado o que custa ao pastor fazer tal generosa provisão? As pastagens verdejantes simplesmente se materializam nas colinas estéreis da Palestina? Não, estas provisões são o produto de tremendo trabalho. O pastor precisa limpar as pedras, remover o mato rasteiro, preparar o solo e irrigar os campos. Se isto não puder ser feito, então ele faz longas viagens para pesquisar no terreno áspero e encontrar pastagem. Daí, as dádivas do pastor vêm somente depois de tremendo sacrifício pessoal. Sem seu sacrifício não haveria dádivas. Assim, sem o pastor não haveria provisão.

Então, a satisfação das ovelhas é encontrada principalmente nas provisões ou no provedor? Seu contentamento é radicado nas dádivas ou no doador? No doador, naturalmente! Aprendamos que nosso Pastor proveu "toda sorte de bênção espiritual" através de tremendo sacrifício (João 10:11). E mais, compreendamos que, se o Senhor é nosso Pastor, então as provisões são simplesmente suplementos agradáveis. Deveremos buscar o Pastor doador por ele mesmo e nunca nos faltará provisão (Mateus 6:25-34).

2. Meu Pastor guia. Não me faltará orientação. O pastor é retratado duas vezes no texto como guia. Isto é necessário porque nenhuma outra classe de gado exige manejo mais cuidadoso, mais minuciosa condução, do que as ovelhas. Se deixadas a si mesmas, elas pastarão em pastagens improdutíveis, e perambularão sem rumo, tornando-se "comida fácil" para predadores famintos. O homem não é diferente: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas" (Isaías 53:6). Há caminhos que nos parecem bons, mas sempre levam à morte (Provérbios 14:12). Temos que confiar no Pastor porque só ele conhece as boas trilhas. Ele esteve em toda parte para onde estou indo, até através da morte, e retornou (Hebreus 13:20). Seu maior desejo é reconduzir os homens à boa trilha, uma trilha que no fim conduz a uma "coroa da glória" (1 Pedro 5:4). Eu penso que é por isso que meu Pastor é cognominado "o Caminho" (João 14:6)!

3. Meu Pastor guarda. Não me faltará proteção. Algumas vezes os caminhos certos conduzem através do "vale da sombra da morte". Quando a morte aparece no horizonte, Davi imediatamente deixa a terceira pessoa "ele" pela mais íntima segunda pessoa do singular "tu". Davi não está mais falando sobre o Pastor, ele está conversando com o Pastor. Note também: na presença da morte o pastor não está mais conduzindo à frente. Ele está ao lado, escoltando ("tu estás comigo"). As ovelhas, quando escoltadas por um pastor onipotente que é mais destemido e feroz do que todos os adversários combinados, "não temem mal nenhum". Elas sabem que o único modo do perigo se aproximar é sobre o cadáver do pastor! Nós também, podemos ter confiança sem medo na condução de nosso Pastor, mesmo quando ele conduz através do vale sombrio da morte. É seguramente tranqüilizador saber que a sombra de um cão não pode morder, a sombra de uma espada não pode matar e com ele a sombra da morte não pode ferir. Portanto, se ele nos guiar para a sepultura, deveríamos continuar a segui-lo ali. Tudo que lá está é uma mortalha vazia e um lenço dobrado (João 20:6-7). A morte é nada mais do que uma sombra sem dentes quando estamos na presença do Pastor Guardião!

Tragicamente, enquanto tudo isso que foi dito sobre o Pastor seja verdadeiro, se ele não for meu Pastor, então estarei sempre em falta. Por isso é que ele não é chamado um pastor, nem o Pastor, mas antes meu Pastor. É tão lamentável que haja tantos que conhecem o salmista, muitos mais que podem recitar o salmo, mas poucos que conhecem o Pastor pessoalmente. Você o conhece? Se sim, nada lhe falta. Se não, você nada tem.

Dez Princípios Para as Crianças Serem Felizes e Bem Sucedidas .

'O maior desejo dos pais e educadores em relação a suas crianças é que elas sejam felizes e bem sucedidas. Para alcançar este alvo as crianças precisam de algo simples que foi tirado de muitas delas: elas precisam de pais. Pais presentes que se dediquem a elas. Pais que amam e educam dando liberdade e limites com equilíbrio. Pais que lhes peguem pela mão e lhes ensinem o caminho em que devem andar (Provérbios 22.6), lembrando que o caminho se faz caminhando, e não apenas falando. A Bíblia diz qual é este caminho: “Se você quer ter sucesso em tudo o que vai fazer, seja obediente a todos os pontos da Lei, sem nenhum desvio para cá ou para lá. Não se canse de lembrar ao povo as leis deste Livro, e você mesmo trate de meditar nelas todos os dias e todas as noites, para ter certeza de que está sendo obediente em tudo o que está escrito. Só assim você poderá ter sucesso.” (Josué 1.7-8 – Bíblia Viva.)Pesquisadores sobre aprendizagem reafirmam que o bom desempenho dos alunos nos estudos está ligado ao apoio dos pais. Cláudio de Moura Castro afirma que pesquisas “sobre o sucesso dos países do Leste Asiático em matéria de educação, mostram que tudo começa com o desvelo da família e com sua crença inabalável de que a educação é o segredo do sucesso. Países como Coréia, Cingapura e Taiwan não gastam muito mais do que nós em educação. A diferença está no empenho da família, que turbina o esforço dos filhos e força o governo a fazer sua parte.

“Muitos pais brasileiros de classe média achincalham nossa educação, mas seu esforço e sacrifício pessoal tendem a ser ínfimos. Quantos deixam de ver TV para assegurar-se de que seus pimpolhos estão estudando? Quantos conversam frequentemente com os filhos? As pesquisas mostram que tais gestos têm impacto enorme sobre o desempenho dos filhos.” (9) Revista Veja, Ed Abril, novembro de 2004.

Conheço mães e pais que chegam em casa cansados do trabalho e separam tempo de qualidade para olhar os cadernos dos filhos, conversar ou brincar com eles, ou seja, eles estão educando, influenciando seus filhotes. Trabalhei com uma psicóloga que tinha que se desdobrar como mãe e pai, e ela fazia isto com a maior competência. Ela chegava em casa após um dia inteiro de trabalho, e se dedicava a seu filho: olhava a casa, os cadernos, ajudava seu filho a preparar o material e passavam um tempo juntos.

Sucesso nos estudos e na vida de uma maneira geral está ligado a uma educação presencial, não dá para ser pai e mãe à distância, como dizia um comercial da TV: “não basta ser pai, tem que participar.” A saúde emocional, espiritual e física depende dos cuidados de pais amorosos e prontos a cumprir os princípios divinos em suas famílias.
Sendo pai ou professor, você pode sim, minimizar os problemas que o tempo longe das crianças pode trazer: conversando pelo telefone, dando atenção de qualidade a eles quando estiverem juntos, orando por e com elas, sendo amigos, elogiando, corrigindo sempre que necessário – sem deixar que a culpa por estar pouco tempo com elas lhe impeça de discipliná-las. Não deixe de estabelecer limites para suas crianças só porque você passa pouco tempo com elas. Mas por outro lado, não use seu tempo todo brigando e xingando seus pequenos. Eduque conversando, influenciando, estando ao lado. Façam alguma atividade juntos, como fazer um bolo ou simplesmente escovar os dentes e arrumar as camas. Podemos tornar essas ocasiões agradáveis e preciosas conversando sobre as coisas que aconteceram durante o dia que passaram, falando das tristezas e alegrias de cada um, sabendo que por meio destes simples momento estamos ensinando através de nosso estilo de vida, pois o seu exemplo é o maior ensino. É isto que Deuteronômios 6.7 nos diz: “Ensine seus filhos andando pelo caminho, ao deitar-se, ao levantar-se”- isto quer dizer a todo o momento.

A maior força da educação está nas pequenas coisas, nos gestos e nas palavras do dia-a-dia, onde às vezes não percebemos, pois educar é se relacionar com o outro, e isto acontece na maioria das vezes de maneira informal. Aproveite cada minuto na presença de suas crianças e das pessoas que são preciosas para você! Ame-as e demonstre esse amor. Já que nosso tempo é tão curto e tão precioso, aproveite cada minuto da vida para amar mais e se deleitar em seu jardim, pois um jardineiro cuida de seu jardim pelo prazer que tem de estar nele, de ver seus frutos e flores por vir, de sentir os perfumes que ele exala.

Às vezes me assusto com o poder que é dado aos pais e educadores de crianças pequenas. Você não se assusta? Temos em mãos as sementes para plantar um novo ser. Gosto de semear princípios, pois eles são as fontes que movem nossas ações. Princípios são valores que, se semeados na primeira época da vida, direcionam o desenvolvimento posterior, que estará subordinado a eles. Princípios não morrem, são como sementes. Às vezes parecem que morreram, mas estão adormecidas, debaixo da terra, e um dia brotam, é claro que dependem das condições necessárias para romper a terra. Assim é com os bebês, tudo é novo para eles e para as crianças pequenas, até que alguém lhes apresente: a maneira de ver as formigas, as flores, uma galinha e até uma barata, dependem de como estas lhes são apresentadas.

Na Coréa do Sul, por exemplo, as crianças vêem os cachorros como uma possível refeição; eu não posso nem pensar em comer meu cachorrinho! Isto também ocorre com a maneira de lidar com o amor, o erro, a dor, a alegria, enfim, com a vida. A maneira de lidar com a vida vai depender das sementes que foram plantadas na infância, do tipo de solo e das condições que elas tem para se desenvolver. É isto o que me assusta, é muita responsabilidade e também uma grande oportunidade que as pessoas que cuidam de crianças têm. Princípios são sementes. Que sementes você tem lançado?

Cada família tem os filhos que produz, assim como na sua grande maioria, os alunos reagem de acordo com o estilo da aula e do temperamento do professor. Por exemplo, você pode ensinar a criança a fazer por merecer ou dar a ela tudo o que pede ensinado-a assim o falso conceito de que na vida é tudo muito fácil. Isto aconteceu com o filho de Vânia, que queria dinheiro de qualquer jeito: “- Mãe vamos naquela máquina do banco pegar dinheiro.” A mãe lhe disse que temos que trabalhar para receber dinheiro, pois ele não brota das máquinas simplesmente. E teve uma conversa sobre o assunto com o garotinho. Na outra noite, ao chegar do trabalho o menino veio todo animado dizendo: “-Mãe eu trabalhei e ganhei um real! Ajudei o vovô a carregar uns caixotes e ele me pagou.” Cada família ou professor colhe as sementes que planta e cultiva. Como são suas crianças? Está na hora de um exame. É preciso urgente voltar aos princípios que a Palavra de Deus nos dá para a educação das crianças! Princípios que foram abandonados por muitos pais e educadores trazendo assim, enormes prejuízos a esta geração. Como provavelmente você tem pouco tempo, resumi os princípios bíblicos para a educação das crianças, formulando assim dez princípios para as crianças crescerem felizes e bem sucedidas. Que tal colar a lista abaixo no espelho ou na agenda?

Princípio nº. 1: Os pais são os responsáveis pela educação das crianças. Ef 6.4 e Dt 6.7.

Princípio nº. 2: Apascente o coração das crianças que estão sob sua responsabilidade. Jo 21.15.

Princípio nº. 3: Ame as crianças, incondicionalmente. 1 Jo 4.7-20.

Princípio nº. 4: Dê liberdade e limites com equilíbrio. 2 Tm 1.7.

Princípio nº. 5: Discipline-as quando necessário, usando os métodos adequados a cada ocasião; isto é estabelecer limites. Pv 6.23.

Princípio nº. 6: Desenvolva o pensamento e a capacidade de tomar decisões fundamentadas nos princípios de Deus; isto é dar liberdade. Tg 1.25.

Princípio nº. 7: Quando caírem ensine-as a levantarem de novo e a aprender com os erros. Sl 37.24.

Princípio nº. 8: Atenda as necessidades de cada etapa do crescimento. Lc 2.52.

Princípio nº. 9: Seja o exemplo que elas procuram. 1 Co 11.1.

Princípio nº. 10: Crianças são flechas, eduque-as para serem lançadas na vida e acertarem o alvo. Sl 127.3-5 e Rm 8.29.

Agora vá em frente! A Bíblia diz: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Josué 1.9; NVI. A tarefa não é fácil, mas acredite, vale a pena investir em crianças! O Senhor Deus está com você e lhe diz: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir, eu o
aconselharei e cuidarei de você.” Salmos 32.8; NVI.