segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tema: APRENDENDO COM OBEDE-EDOM


“Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.” 
(1 Crônicas 13:14)
            A história começa quando Davi após 20 anos que a arca estava fora de Jerusalém, resolve trazer a arca para Jerusalém. Então ele vai às colinas na casa de um sacerdote e traz a arca para Jerusalém, mas quando eles estavam a 25 km de Jerusalém o carro de boi que estava carregando a arca, passa por um contra tempo, um boi tropeça e a arca começa a cair.
1º Erro - Davi - A presença de Deus não pode ser carregada de qualquer maneira.
            A arca tinha 4 argolas nas laterais nas quais deveriam ser colocados varais para que a arca fosse transportada no lobo do homem e não no lombo dos bois.
            Muitas pessoas querem carregar dentro de si a presença de Deus, mas se vestem de maneira indecente, falam palavras vulgares, não respeitam as autoridades, tem a mente contaminada com pensamentos lascivos, são infiéis nos dízimos e nas ofertas e ainda assim se acham dignas de carregar a presença de um Deus Santo, Soberano e Eterno.
2º Erro - Uzá - A obediência a Deus deve ser incondicional.     
            E um homem chamado Uzá no intuito de impedir que a arca caísse põe a mão para segurar a arca e é ferido e morre.
            Deus tinha ordenado que ninguém tocasse na arca, mas Uzá vendo a arca cair achou que era razoável segurá-la, afinal era a presença de Deus que ele estava defendendo.
             Muitas pessoas obedecem a Deus até certo ponto, mas quando a situação fica adversa, elas decidem agir segundo o próprio entendimento. Quando Deus der uma ordem, não é necessário usar o bom senso, seja obediente e Deus vai te honrar.
3º Erro - Davi - Quando tudo der certo a glória é de Deus, quando tudo der errado a culpa é do homem.
            Davi achou que o problema estava na arca, quando na verdade o problema foi a desobediência de Uzá, e por isso abriu mão da presença de Deus e a entregou a Obede-Edom achando que ele seria amaldiçoado.
            Muitas pessoas quando algo dá errado, elas colocam a culpa em Deus e quando algo dá certo elas se gloriam em si mesmas.

BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DE DEUS
1º) Restauração - No 1º mês a terra que era seca e deserta começou jorrar água e a produzir capim verde, os animais que eram magros começaram a engordar.
A presença de Deus faz o que o homem não fazer com as próprias mãos.

2º) Família Abençoada - No 2º mês a mulher de Obede-Edom que era estéril foi curada, ficou grávida e ainda teve a aparência transformada e se tornou uma das mais belas daquele lugar.
A presença de Deus traz coisas que o dinheiro não pode comprar.

3º) Quem Visitava Obede-Edom Era Abençoado – No 3º mês as pessoas que iam visitar Obede-Edom  eram impactadas pela presença de Deus e eram abençoadas.
A presença de Deus na sua vida abençoa até quem chega perto de você.

4º) Reconhecimento e Honra Diante dos Poderosos – O Rei Davi tendo ouvido falar do que vinha acontecendo na vida de Obede-Edom após ele receber a presença de Deus, foi visitá-lo.
A presença de Deus atrai pessoas que podem te promover.
            O Rei Davi decide levar a arca para Jerusalém e Obede-Edom permite, afinal Davi era autoridade sobre ele.
            Quem tem a presença de Deus em sua vida se submete as autoridades.
            Obede-Edom foi atrás da presença de Deus, pois não abria mão dela. E ele que era um escravo, parente do gigante Golias, se tornou o primeiro filisteu a ser sacerdote, chefe do tesouro e do louvor no templo sagrado.
Quem busca a presença de Deus é colocado em lugares altos.
 
Enviado pelo :
Pr, Andre Bruno
membro da ADCG RJ.

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor até mesmo pra mim que sou difícil de entender as coisas muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor até mesmo pra mim que sou difícil de entender as coisas muito bom mesmo

    ResponderExcluir