quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tema: QUANDO DEUS ESCREVE A HISTÓRIA

INTRODUÇÃO: Todo ser humano, sempre tem sua atenção despertada para ouvir ou mesmo para ler belas histórias, belos enredos e tramas, que culminam com um final feliz. Sempre torcemos por um belo final das histórias que ouvimos.
I - DEUS ESTÁ ESCREVENDO:
Do Início ao desfecho
“Os teus olhos viram meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nenhuma delas ainda haviam” (Sal.139:16). Nada escapa ao seu controle: Do ventre até o desfecho final...

II - ELE ALTERA O ROTEIRO
A história de Mefibosete é o melhor exemplo disso: Quando esperava terminar sua história em Lo-Debar, completamente esquecido por todos, longe do palácio real, onde seria seu habitat, é chamado por Davi, para assentar-se à mesa do rei. Deus alterou o roteiro...

III - NÃO PODEMOS FUGIR DA HISTÓRIA
O maior problema é que queremos fugir da história de Deus, assumirmos o controle e escrevermos nós mesmos. A pior coisa é quando queremos interromper a história de Deus, isso pode custar caro:
a) Abraão tinha a promessa de Deus, que seria abençoado e pai de uma numerosa multidão.
b) Como a promessa não se cumpria, tentou ajudar a Deus, ouvindo sua mulher e recebendo como mulher a Agar sua escrava, tendo um filho com ela: Ismael que ele julgou seria seu herdeiro, sendo repreendido por Deus dizendo que a história seria escrita em Isaque (Gen.16:18e 19).
c) Isto custou a Abraão 13 anos de silêncio de Deus, atrasando todo o calendário divino, o processo de Deus.
IV - AS HISTÓRIAS DE DEUS SEMPRE TÊM UM FINAL FELIZ:
Diferente do Titanic, que teve um fim trágico, as histórias de Deus sempre terminam bem:
a) Se a história de José terminasse na prisão seria uma péssima história.
b) Se a história de Jonas terminasse no ventre do peixe, seria uma lástima.
c) Se a história de Estevão terminasse somente com pedradas sobre seu corpo, seria uma derrota profunda, mas terminou linda: “...eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, à destra de Deus”(At.7:56).
d) Se a história da mulher adúltera terminasse com apedrejamento, mostraria impotência de Jesus para mudar a história, mas terminou com o perdão de Jesus.
e) Se a história de Jesus terminasse no túmulo, nenhuma outra história seria capaz de terminar bem, mas ele ressuscitou, assegurando a vitória de nossa história.
Conclusão: Diferente de todas as histórias que terminam com um “The End” ou “Fim”, as histórias de Deus terminam com “Vitória”.


Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Tema : 10 RAZÕES PARA FREQUENTAR A ESCOLA DOMINICAL

1.porque você tem necessidade do genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuo e progressivo da palavra de Deus, ensinado na Escola Dominical.



2.Porque você cresce e desenvolve-se através do estudo da palavra de Deus.



3.Porque você cumpre os objetivos da igreja do Senhor, pois os objetivos da Escola Dominical são os mesmos da igreja.



4.Porque você adquire qualidade bíblica e espiritual permanente, pois é a Escola Dominical que determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local, e não os outros departamentos como união de mocidade e de mulheres, por mais excelentes que sejam.



5.Porque você (seja adulto, jovem, adolescente ou criança) adquire uma fé mais robusta e madura e, assim, estará pronto e mais apto para desempenhar as atividades da obra de Deus.



6.Porque você desenvolve a sua espiritualidade e o seu caráter cristão.



7.Porque você aprende e realiza a evangelização na Escola Dominical e através dela; além disso, aprende amar e cooperar na obra missionária.



8.Porque você tem oportunidade ilimitadas para servir ao Senhor, pois a Escola Dominical é o lugar para descoberta, motivação e treinamento de novos talentos.



9.Porque você se reúne com sua família, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, as crianças crescem na disciplina do Senhor; e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.



10.Porque sua vida espiritual e avivada, pois a Escola Dominical é uma fonte de avivamento, porque onde a palavra de Deus é ensinada e praticada o avivamento acontece.




Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil