quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tema: As quatro estações do Casamento

Todos sabemos quais são as quatro estações do ano: Primavera, verão, outono e inverno. A primavera é a estação das flores, o verão é a época do calor, o outono é a época das frutas e finalmente o inverno é a época do frio. A Palavra do Senhor nos diz: "Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu." (Ec 3.1). Vejamos então como se apresentam as estações.



A Primavera

A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir. Na Primavera matrimonial se reconhecerá essa estação quando chegar também o tempo de se reproduzir. "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra" disse o Senhor (Gn 1.28). Na primavera os dias ficam mais longos. Certamente isso poderá ser bem aproveitado: No livro dos Salmos 30:5 lemos : "...O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". Para os casais é sempre bom lembrar que depois do inverno a primavera há de chegar. Cantares de Salomão 2.11: "Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem".



O Verão

Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos. Por possuir dias quentes, a tendência é acontecer evaporação da águas e com isso acontecer a precipitação, ou seja, a formação das nuvens de chuva. No casamento o verão é muito importante. No amor é preciso calor e muita intensidade, mas é preciso ter cuidado com a precipitação, não podemos permitir que ela nos apanhe desprevenidos. Geralmente no casamento quem se precipita, tem sempre algo do que se arrepender.



O Outono

O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno. O outono é conhecido como a estação das frutas. Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões. Entre outras características do outono, podemos citar o fato dos dias e das noites terem a mesma duração. Devemos ter muito cuidado quando no casamento chegarmos à estação do outono para que não mergulhemos na "mesmice" e corramos o risco da monotonia. No outono matrimonial será tempo de frutificar. Ezequiel 47:12 afirma: "Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio".



O Inverno

Inverno é a mais fria estação do ano. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Se no matrimônio o casal não está atento à chegada do inverno matrimonial, as coisas podem se complicar. Pois no inverno, quando o relacionamento é frio, e tudo parece cinza ao redor, é quando um dos cônjuges acaba por escolher "migrar" para outras regiões. Vai à procura daquilo que sente falta na relação matrimonial. Outros animais, como ursos, hibernam no inverno, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas. Geralmente no período do inverno matrimonial somos tomados por um instinto de "hibernar". É aquela estação de nossas vidas onde não desejamos realizações, falta-nos motivação suficiente para caminhar. Quando o inverno matrimonial chegar será preciso estar muito atento. Provérbios 20:4 diz: "O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra". O inverno matrimonial é um tempo que requer do casal o andar juntinho. Em Eclesiastes 4:9,11 está escrito: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?"

Essa é uma boa orientação para enfrentar o inverno matrimonial. Antonio Vivaldi (1678- 1741), padre veneziano contemporâneo de Bach, que nos legou belas composições, descreveu as melodias das estações no concerto "As Quatro Estações". "As Quatro Estações", a peça mais famosa de sua obra, faz parte de 12 concertos denominados O diálogo Entre a Harmonia e a Criatividade. "Nessa série, se acentua a tendência ao sentido pitoresco que resulta na tentativa de se expressar, musicalmente, fenômenos da natureza ou sentimentos, como a primavera, o verão, o outono e o inverno.



Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Tema: Não ande encurvado

Lucas 13:10-13
Na vida dessa mulher, havia uma enfermidade que durava dezoito anos, e isso acarretou na vida dela frustrações e vergonha, porque de modo nenhum poderia se endireitar. Ela estava presa por Satanás, para que a sua vida fosse medíocre e limitada, mas Jesus trouxe a cura no seu corpo e sobre muitas outras áreas de sua vida, porque as limitações foram quebradas e ela estava agora livre para ser feliz.
Temos muito a aprender com esta historia. Por que satanás tem interesse de deixar as pessoas com a vida encurvada?
1-Pessoas encurvada são pessoas com potencial reduzido. ela era alguém incapaz de andar ereta, de sentar-se, de esticar suas costas. Deus conhece o seu potencial, mas o diabo também sabe.
2-Pessoas encurvadas são pessoas que tem uma visão ruim da vida. Imagine como aquela mulher via a vida? tudo depende de como você vê as coisas. Quando não temos uma boa visão da vida, tornamos-nos pessimistas. Para o pessimista nada da certo, tudo é difícil, tudo tem um obstáculo, uma dificuldade, um “mas”, sempre pensa e espera o pior.
3-Pessoas encurvadas são pessoas que se sentem desvalorizadas, aquela mulher se sentia humilhada, era provavelmente ridicularizada. Entretanto, Jesus cura a mulher.
4-Pessoas encurvadas são pessoas que perdem a identidade, é apenas a “mulher encurvada”, Sabe o que era aquela mulher segundo Jesus? Filha de Abraão. Mas ela não sabia disso.
Você sabe que Deus quer te ter como filho? Você entende porque é interessante para satanás que exista pessoas encurvadas? Nunca serão felizes.
Conclusão: Jesus olha para quem Ele sabe que precisa Dele. Jesus olha para alguém que ninguém estava olhando, Jesus nota alguém que ninguém notava. “Jesus a viu”. Para as pessoas ela não era ninguém, Porém Jesus a viu! Sentiu profunda compaixão daquela mulher. Jesus olha para os encurvados. Quem sabe alguém encurvados está aqui. Jesus te convida pra perto dele. Esticar as costas e levantar a cabeça, pode ser se livrar do desanimo, pode ser se livrar da depressão, da angustia, da enfermidade, quem sabe do pecado. Você não nasceu pra viver encurvado. Não aceite isso!



Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil