segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tema: APRENDENDO COM OBEDE-EDOM


“Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.” 
(1 Crônicas 13:14)
            A história começa quando Davi após 20 anos que a arca estava fora de Jerusalém, resolve trazer a arca para Jerusalém. Então ele vai às colinas na casa de um sacerdote e traz a arca para Jerusalém, mas quando eles estavam a 25 km de Jerusalém o carro de boi que estava carregando a arca, passa por um contra tempo, um boi tropeça e a arca começa a cair.
1º Erro - Davi - A presença de Deus não pode ser carregada de qualquer maneira.
            A arca tinha 4 argolas nas laterais nas quais deveriam ser colocados varais para que a arca fosse transportada no lobo do homem e não no lombo dos bois.
            Muitas pessoas querem carregar dentro de si a presença de Deus, mas se vestem de maneira indecente, falam palavras vulgares, não respeitam as autoridades, tem a mente contaminada com pensamentos lascivos, são infiéis nos dízimos e nas ofertas e ainda assim se acham dignas de carregar a presença de um Deus Santo, Soberano e Eterno.
2º Erro - Uzá - A obediência a Deus deve ser incondicional.     
            E um homem chamado Uzá no intuito de impedir que a arca caísse põe a mão para segurar a arca e é ferido e morre.
            Deus tinha ordenado que ninguém tocasse na arca, mas Uzá vendo a arca cair achou que era razoável segurá-la, afinal era a presença de Deus que ele estava defendendo.
             Muitas pessoas obedecem a Deus até certo ponto, mas quando a situação fica adversa, elas decidem agir segundo o próprio entendimento. Quando Deus der uma ordem, não é necessário usar o bom senso, seja obediente e Deus vai te honrar.
3º Erro - Davi - Quando tudo der certo a glória é de Deus, quando tudo der errado a culpa é do homem.
            Davi achou que o problema estava na arca, quando na verdade o problema foi a desobediência de Uzá, e por isso abriu mão da presença de Deus e a entregou a Obede-Edom achando que ele seria amaldiçoado.
            Muitas pessoas quando algo dá errado, elas colocam a culpa em Deus e quando algo dá certo elas se gloriam em si mesmas.

BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DE DEUS
1º) Restauração - No 1º mês a terra que era seca e deserta começou jorrar água e a produzir capim verde, os animais que eram magros começaram a engordar.
A presença de Deus faz o que o homem não fazer com as próprias mãos.

2º) Família Abençoada - No 2º mês a mulher de Obede-Edom que era estéril foi curada, ficou grávida e ainda teve a aparência transformada e se tornou uma das mais belas daquele lugar.
A presença de Deus traz coisas que o dinheiro não pode comprar.

3º) Quem Visitava Obede-Edom Era Abençoado – No 3º mês as pessoas que iam visitar Obede-Edom  eram impactadas pela presença de Deus e eram abençoadas.
A presença de Deus na sua vida abençoa até quem chega perto de você.

4º) Reconhecimento e Honra Diante dos Poderosos – O Rei Davi tendo ouvido falar do que vinha acontecendo na vida de Obede-Edom após ele receber a presença de Deus, foi visitá-lo.
A presença de Deus atrai pessoas que podem te promover.
            O Rei Davi decide levar a arca para Jerusalém e Obede-Edom permite, afinal Davi era autoridade sobre ele.
            Quem tem a presença de Deus em sua vida se submete as autoridades.
            Obede-Edom foi atrás da presença de Deus, pois não abria mão dela. E ele que era um escravo, parente do gigante Golias, se tornou o primeiro filisteu a ser sacerdote, chefe do tesouro e do louvor no templo sagrado.
Quem busca a presença de Deus é colocado em lugares altos.
 
Enviado pelo :
Pr, Andre Bruno
membro da ADCG RJ.