segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tema: Observando a queda de Davi

Texto: II SAMUEL 11


INTRODUÇÃO


Queremos discutir esse assunto de infidelidade e adultério, olhando para a vida de um homem piedoso, que andou com Deus, foi temente a Deus, mas não vigiou e, por isso, soçobrou ante à tentação por causa de um prazer efêmero, cometeu grandes atrocidades e colheu os frutos amargos como consequência de seu pecado a vida inteira. Esse homem é Davi. Olhe o texto de II Samuel, capítulo 11. Ali vemos o retrato de um homem que matou um leão, derrotou um urso, venceu um gigante, conquistou terras, venceu exércitos, mas foi derrotado pelas suas próprias paixões. Vejo aqui neste texto a radiografia de uma queda, o retrato de um caso extraconjugal:


1. Ociosidade - “...levantou-se Davi do seu leito...” (II Sm 11:2)

Os soldados de Davi estavam em guerra, enquanto ele ficou em casa. Fazendo o quê? Diz o texto que ele numa tarde levantou-se do leito. Aquela não era hora para dormir. Não era hora para a ociosidade. Foi por causa de sua ociosidade que ele ficou passeando no terraço do palácio real, sem compromisso, sem agenda. Este foi o primeiro degrau da queda.


2. Solidão - “... porém Davi ficou em Jerusalém” ( II Sm 11:1)

A solidão é um grande perigo. Toda pessoa que se isola torna-se presa fácil da tentação. Se Davi estivesse no campo aceso da batalha com os seus soldados, não teria tombado vencido pelas próprias paixões.


3. Concupiscência dos olhos - “...dai viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa” ( II Sm 11:2)

Davi caiu porque viu. Seu olhar lascivo criou nele um desejo incontrolado. Acendeu em seu coração um fogo inextinguível. A cobiça dos olhos foi o laço que o diabo usou para derrubar Eva, Siquém, Acã e tantas outras pessoas na história.


4. Perigo à frente , não avance -  “Davi mandou perguntar quem era” (II Sm 11:3)

Davi deu corda ao pecado. Ele caminhou na direção do perigo. Ele flertou com a tentação. Ele abriu espaço para que o desejo lascivo o dominasse. Até aqui as coisas pareciam casuais. Mas, agora, Davi deliberadamente corre na direção da tragédia. Sua curiosidade é movida por sua paixão. Ele está a um passo da queda.


5. Tapando os ouvidos para as advertências de  Deus - “Disseram-lhe: é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu” (II Sm 11:3)

Urias era um dos valentes de Davi (II Sm 23:39). Era homem de confiança de Davi. Aquela informação era um aviso  solene de Deus para Davi não se envolver no caso. Davi não respeitou nenhuma advertência. Ele não honrou a Deus. Não honrou seu fiel soldado. Não honrou sua família. Não respeitou a si mesmo. Tapou os ouvidos a todas as trombetas de Deus que soavam em seu coração.


6. Capitulando-se ao pecado - “Então enviou Davi mensageiros, que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela” (II Sm 11:4)

Davi não conhecia os seus limites. Ele brincou com o pecado e foi vencido por ele. Brincou com fogo e queimou-se. Deu guarida à tentação e foi dominado por ela. Aquele que tivera tantas vitórias pelo poder de Deus, agora naufraga vergonhosamente porque endureceu o seu coração.


7. O preço do pecado - “A mulher concebeu emandou dizer a Davi: estou grávida” (II Sm 11:5)

O prazer do pecado dura pouco. Davi teve algumas horas de intenso prazer, enquanto estava com Bate-Seba na cama, mas uma vida toda de desgosto por causa deste pecado. Quantas lágrimas, quanta pressão, quanta vergonha, quanto opróbio, quanta mentira, quanto sangue derramado, quantas famílias atingidas por causa de uma hora de prazer! O pecado não compensa. A traição tem um custo alto demais. A infidelidade é doce ao paladar, mas amarga e venenosa ao estômago. Agora Davi precisa enfrentar a dura realidade de seu pecado. Daí por diante, acabou ficando enlaçado nas cordas de suas próprias falhas.


8. O esforço para esconder o pecado - Davi tentou vários expedientes para encobrir o seu pecado (II Sm 11:6-27):

a) Enganar o marido de Bate-Seba - Cinicamente mandou chamar Urias, marido de Bate-Seba, da guerra para que ele dormisse com sua mulher. Assim, ninguém descobriria que Davi era o pai da criança. Mas Urias era mais nobre que o rei Davi se recusou a ficar com sua mulher, sabendo que seus companheiros estavam em guerra. Davi o embebeda, mas Urias ainda assim não cede às pressões de Davi (II Sm 11:6-13)

b) Fazer queima de arquivo - Davi, sem nenhuma compaixão, manda matar Urias pela espada dos inimigos. Urias leva a sua própria sentença de morte. Davi torna-se um monstro frio, calculista, maquiavélico (II Sm 11:14-17)

c) Ser frio diante de suas atrocidades - Davi manda matar Urias. Traça a estratégia de como ele deveria morrer. Envia estas estratégias pelas mãos da própria vítima. Tudo foi montado para parecer que o crime não passava de um simples acidente de guerra. Assim aconteceu: Urias foi morto. Davi recebe a notícia esperada, com calma, tranquilidade. Seu coração está duro. Sua consciência cauterizada. O rei tornou-se louco, pois agiu com covardia, crueldade e frieza (II Sm 11:25).

d) Casar-se com a viúva desamparada - Seu gesto pareceu bonito aos olhos da nação. Foi um gesto de grandeza: amparar uma viúva grávida. Acolher uma mulher solitária e necessitada. Os olhos humanos não perceberam nada. Tudo foi profissionalmente encoberto. Foi um crime perfeito. Não deixou pista para nenhum detetive (II Sm 11:26,27). Mas diz o verso 27 que o pecado de Davi “foi mal aos olhos do Senhor:  Deus vê todas as coisas. De Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear, isto ele ceifará (Gl 6:7).


9. O peso da mão de Deus
 - O pecado não fica sem julgamento.

Davi escondeu seu pecado dos outros, mas não conseguiu livrar-se de sua consciência No Salmo 32 ele conta o que lhe aconteceu enquanto escondeu o seu pecado:

a) seus ossos envelheceram (v.3)

b) ele gemia de angústia diariamente (v.3)

c) sentia o peso da mão de Deus de dia e de noite (v.4)

d) seu vigor murchou; a alegria foi embora de sua vida (v.4)

Davi está no trono reinando, resolvendo os problemas dos outros, mas não tem paz. Sua vida é um inferno.


10. As consequências terríveis do pecado - Foram muitas as consequências do pecado de Davi:

a) a criança, fruto do pecado, morreu a despeito das intensas orações de Davi (II Sm 12:15-18)

b) Davi foi desmascarado publicamente. É a vergonha. O que ele fez em oculto, todo o seu povo ficou sabendo, e as gerações, ao longo dos séculos, ainda comentam esse pecado de Davi (II Sm 12:7-9 e 12)

c) da sua casa nunca mais se apartou a espada (II Sm 12:1e11), a mesma crueldade que fez com Urias voltou-se contra ele. Sua família passou a ser um campo de guerra. Agora, não eram soldados que estavam morrendo, mas seus filhos. Amnom estupra Tamar. Absalão mata Amnom. Absalão abusa sexualmente das concubinas do pai em público e conspira contra o pai para matá-lo. Absalão morre nessa perseguição. Mais tarde, Salomão mata o irmão Adonias. Essa tragédia familiar é a consequência de uma hora de prazer, de um momento de inflexão, de um pecado de infidelidade. A infidelidade desonra a Deus, destrói a família, traz opróbrio e vergonha e arrebenta com os transgressores.


Pr. Andre Bruno.