quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tema: O número quarenta

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. e te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do senhor viverá o homem. - (deuteronômio 8:2-3).



Quarenta é o número da provação. Número da Batalha Espiritual. A GUERRA CONTRA SATANÁS.



É o número que da perseverança e da busca de uma mudança. É o número que chama a atenção de Deus. – ESTÁ RELACIONADO COM A TERRA E O PRÓPRIO DEUS.



O NÚMERO 40 NO DILÚVIO

A CHUVA - E houve chuva sobre a terra QUARENTA dias e quarenta noites. - (Gênesis 7:12).



Depois que a água começou a baixar - E aconteceu que ao cabo de QUARENTA dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. - (Gênesis 8:6).



MOISÉS E O NÚMERO QUARENTA

- 40 ANOS – No Egito

- 40 anos – Em Midiã

- 40 anos – Caminhando no deserto

Porque QUARENTA anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, os homens de guerra, que saíram do Egito, e não obedeceram à voz do SENHOR; aos quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o SENHOR jurara a seus pais dar-nos; terra que mana leite e mel. - (Josué 5:6).



- Os espias - Segundo o número dos dias em que ESPIAStes esta terra, QUARENTA DIAS, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento. - (Números 14:34).



- NO MONTE SINAI - E esteve ali com o SENHOR QUARENTA dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. - (Êxodo 34:28).



DAVI E O NÚMERO QUARENTA

- REINOU QUARENTA ANOS - Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; QUARENTA anos reinou. - (2 Samuel 5:4)

E foram os dias que Davi reinou sobre Israel QUARENTA anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos. - (1 Reis 2:11).



O número quarenta é a soma de outros números poderosos. – 33 + 7 . A idade do varão perfeito, mais o número da plenitude.



O número 40 é múltiplo de dois números significativos dentro do plano de Deus. – 10 x 4 . – O número da PALAVRA DE DEUS mais o número da TERRA.



Também é é ma equação de números sobrenaturais:

3 (A Trindade) x 12 (números dos Apóstolos do Senhor) + o número da TERRA. = 40.



JESUS E O NÚMERO QUARENTA

- jejum no deserto - E, tendo jejuado QUARENTA dias e quarenta noites, depois teve fome; - (Mateus 4:2).

E ali esteve no deserto QUARENTA dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. - (Marcos 1:13).



- PERMANECE DA TERRA DEPOIS DA RESSURREIÇÃO - Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de QUARENTA DIAS, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. - (Atos 1:3).


· 40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM.



Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Tema: SALVAÇÃO NO DESERTO

NM 21: 4-9
A importância desta experiência dá-se porque Jesus a utiliza em João 3.14, onde o Senhor Jesus compara-se à serpente de bronze.

1. O pecado de Israel.

a) Murmuraram contra o Senhor. Vs.4,5.
- Israel murmurou dez vezes. Nm 14.22.
- Não são as circunstâncias e sim o coração mau que provoca estas murmurações.
- Satanás apresenta Deus como duro em Seus atos, e nós acreditamos nele.

b) Não queriam seguir o caminho ordenado por Deus. V.4.
Que tolice! Queriam ir para Canaã, mas não pelo caminho escolhido por Deus. Jo 14.6.

c) Murmuraram contra o maná. V.5.
Tg 1.17. (Não conseguimos viver sem o Pão da Vida, Jo 6.35,51,58).

2. O castigo. V.6.

Deus mandou serpentes entre o povo. A picada da serpente é dolorida e causa a morte, V.6; o pecado age da mesma forma. Rm. 5.12.

3. A confissão do pecado.

a) "Nós pecamos". Uma confissão sincera recebe imediatamente a misericórdia,
perdão e cura de Deus. Sl 103.3,4.

b) Davi confessou e Deus perdoou. SI. 32.

c) O filho pródigo confessou e seu pai recebeu-o de volta em sua casa. Lc 15.21,22.

4. O remédio.

Neste modo de cura Israel nunca teria pensado; o olhar sobre a serpente mostrava o pecado. A serpente de bronze foi colocada sobre uma haste, e mais tarde o Senhor no madeiro. Quem a fitava vivia, e quem olha somente para Jesus, viverá. Jo 3.14; Is 45.22; Jo 5.24; Rm 10.9,10. A serpente de bronze era o remédio de Deus para um povo que estava morrendo. Da mesma maneira Jesus é a única salvação eterna.

5. A utilização do remédio.

Naquela hora não adiantava olhar para as picadas, sobre os moribundos, nem em Moisés ou sacerdotes, mas sim para a serpente de bronze. Esta também tem que ser a atitude do pecador em relação a Jesus Cristo.


Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil