segunda-feira, 8 de julho de 2013

Tema: O orvalho

Texto: Oséias 14:5-8
 
INTRODUÇÃO
 
O orvalho é um símbolo do próprio Deus. O orvalho é um símbolo glorioso da restauração do Senhor sobre o seu povo! 

Eis algumas lições que o texto de Oséias nos mostra:
 
1. O orvalho vem sem alarde
 
Ele não é precedido por trovões nem por relâmpagos. O orvalho cai mansamente e, onde desce, tudo se renova. As plantas murchas recebem novo alento.
Assim também é a visitação do Espírito de Deus. Quando ele é derramado sobre nós, recebemos novo alento, novo brilho e novo vigor.
 
2. O orvalho cai à noite
 
“Que te farei, ó Efraim? Que te farei ó Judá? Porque a vossa beneficência é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.” Oséias 6:4
 
São nas noites escuras da vida, quando a crise é maior, as trevas são mais espessas e os vales mais profundos, que o Senhor vem sobre nós com mais intensidade, transformando nossos vales em mananciais e cobrindo-os com as primeiras chuvas.
Quando nossas forças se esgotam e nossos recursos chegam à falência, Deus, então, derrama sobre nós seu  óleo fresco e nos vivifica.
 
 
3. O orvalho vem do céu
 
“Assim, pois, te dê Deus o orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.” Gênesis 27:28
“A chuva porventura , tem pai? Ou quem gera  as gotas do orvalho?” Jó 38:28 
 
O orvalho cai das alturas de Deus para a terra sedenta e ressequida.
Também só do Senhor pode vir o nosso alento. É do céu que emerge a nossa restauração. É do trono de Deus que vem a nossa cura.
 
 
4. O orvalho é abundante
 
“Como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.” Salmo 133:3 
 
Na Palestina o orvalho é abundante, sobretudo para compensar a ausência de chuvas. Quando Deus vem sobre o seu povo, manifesta-se poderosamente. Quando o orvalho do Senhor cai sobre a igreja, ela espalha essa influência para regiões longínquas.
Assim também, quando a igreja é impactada por Deus, ela se torna benção para o mundo inteiro. Quando a Igreja sai do seu marasmo e recebe vida em abundância, ela distribui essa fragância de Deus com fartura para as multidões.
 
Quando Deus renova a igreja com esse orvalho do Espírito, algumas coisas maravilhosas acontecem em seu meio.
 
  1) Crescimento “...ele florescerá como o lírio (Os 14:5)
 
Quando a igreja é banhada pelo orvalho do Espírito, ela floresce, cresce, desabrocha, sai do casulo, das quatro paredes, e alarga o espaço da sua tenda.
 
  2) Estabilidade “...lançará as suas raízes como o cedro do Líbano.” (Os 14:5)
 
A igreja quando é restaurada por Deus, não só cresce para o alto- em comunhão com Deus, ou para os lados- crescimento numérico, mas cresce também em profundidade. Torna-se firme, arraigada, madura e consciente. Suporta com bravura e fidelidade inabalável os vendavais furiosos que conspiram contra ela.
 
  3) Beleza e esplendor “.. o seu esplendor será como o da oliveira...” (Os 14:6)
 
Quando a igreja recebe novo alento pelo orvalho de Deus, ela se renova, se revigora. Brota-lhe um entusiasmo contagiante.
 
A oliveira é uma das árvores mais resistentes. Ela suporta todas as intempéries, sem perder a beleza. Nasce e floresce em lugares áridos e pedregosos. Quando parece que já está morrendo, brota das raízes um novo rebento e forma-se novamente uma árvore bela e frondosa.
 
Assim é a igreja avivada por Deus. Quando o orvalho cai sobre ela, ela se ergue do chão, das cinzas, da desonra, e veste-se de beleza como uma bela noiva, adornada para o seu esposo.
 
  4) Fragrância “... sua fragrância, como a do Líbano” (Os 14:6)
 
A igreja  restaurada por Deus é o bom perfume de Cristo. Ela exala o cheiro do céu e espalha essa  santa influência do deus vivo. Como o perfume, ela produz impacto, contagia, atrai e torna o ambiente mais agradável.
 
  5) Refrigério para os cansados “Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados...” (Os 14:7)
 
A Igreja quando é banhada pelo orvalho do céu, não só recebe novo alento, mas torna-se instrumento de Deus  para restaurar outras pessoas. Ela torna-se um lugar de cura, de refrigério, de abrigo.
 
  6) Frutificação “... de mim se acha o teu fruto.” (Os 14:8)
 
Quando Deus desce com poder sobre a sua igreja, ela é curada da sua esterilidade. O fruto da igreja não é o resultado de seu labor e ativismo. Ele vem de Deus. É obra dele. Nosso esforço sem a ação de Deus, não produz fruto.


Pr. Andre Bruno.