segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TEMA: TORRE DE BABEL

  (Confusão)

TEXTO: Gn 11.1-9

 O cenário desta história curta, mas intrigante, forma-se depois do dilúvio com os descendentes de Noé que se agruparam por uma língua comum e logo começaram a migrar para novos territórios. Mudando-se da região do monte Ararate, os povos se instalaram em Sinar, que é o vale da Mesopotâmia, local dos vestígios  mais antigos da civilização por nós conhecida. A história nos conta que, em reunião, os novos habitantes de Sinar tomaram uma decisão totalmente fora da vontade de DEUS... Um dos maiores perigos para nossa vida; é quando tomamos contrárias à vontade de Deus!

1. Um projeto que pretende satisfazer a vontade humana... (1-3)
·         Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa”.Tomaram uma decisão baseada tão somente em seus desejos (pela vontadepelo quererpelo que seus olhos podiam ver).
·         Um projeto baseado somente na satisfação da vontade humana; é um projeto fadado ao fracasso...
2. Um projeto que pretende promover a glória dos homens... (4b)
·         ... e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra...”. Esse projeto tinha como objetivo único de tornarem-se famosos, (famaengrandecimento do próprio nomepromoção da glória humana e desejo de segurança).
·         Um projeto cujo objetivo primeiro, é a promoção da glória dos homens  certamente é um projeto que não dará certo...
 3. Um projeto que pretende ultrapassar todos os limites... (4a)
·         “Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus...”. Satanás tentou um projeto, cujo propósito era ultrapassar os limites estabelecidos por Deus (Is 14.13-14)Adão e Eva também intentaram um projeto que ultrapassava os limites propostos por Deus (  G n 3.6).   O príncipe de Tiro elevou seu coração e disse: Eu sou Deus... (Ez 28.2).
·         Um projeto que pretende ultrapassar os limites estabelecidos por Deus, é um projeto cujo fim será trágico...

4. Um projeto que recebeu a rejeição total de Deus... (5-9)
·         “Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam... E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer... Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem para que um não entenda a linguagem de outro... Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade... Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela...”. Se você está envolvido em algum projeto que não é aprovado por Deus a melhor coisa a fazer é Pará-lo antes que Deus o pare...

CONCLUSÃO
·         O ser humano não foi criado para viver independente de Deus. Ser “imagem e semelhança Dele”, significa que fomos dotados de grandes poderes, porém a total dependência do SENHOR é a essência de nossa vida e a razão de nossa existência.
 
Enviado pelo :
Pr. Andre Bruno.