quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ALTAR, TENDA e POÇO .

Gn 12. 7,8 Gn 26. 15,18
Três coisas davam sustentabilidade e marcaram fortemente a vida do nosso Pai na fé, que o tornaram um dos homens mais privilegiados e abençoados da história, como por exemplo: ele tornou-se “amigo de Deus” Tg 2.23, teve seu nome mudado de Abrão (pai exaltado) para Abraão (pai de uma multidão) Gn 17.5, foi visitado pelo Senhor em sua tenda Gn 18, foi abençoado com um filho na velhice Gn 21. 1-5, foi abençoado em tudo (na família, nas finanças, nos sonhos e na vida espiritual) Gn 24.1 .
Frutos de sua consagração e fidelidade, sustentadas por 3 colunas ou 3 sustentáculos em sua vida, que são:

1º O ALTAR Gn 12.7 ( sacrificios, ofertas, louvor, adoração, estabelecer pactos com Deus)
No altar se manifesta a Presença de Deus:
Insubstituível ( Ex 32. 2,3,15 ) Permanente( Mt 28.20 ) Provedora ( Gn 22. 8,13 ) Renovadora ( Ez 37 1-10 )

2º A TENDA ( lugar de proteção, união familiar e meditação na Palavra de Deus)
Segundo a tradição judaica: Em sua tenda, Sara ensinava às mulheres a servirem à Deus, enquanto Abraão pregava aos homens que lhe visitavam.
- Reunião de culto à Deus ( a igreja é nossa Tenda)
- União da família de Deus ( Sl 133 )

3º OS POÇOS (cisternas para armazenar a água das chuvas)
• Deve estar Limpo ( Gn 26. 12,18 )
• Deve estar Cheio ( At 2.4 )
Representa o Suprimento de Água:
- Da Palavra de Deus ( Ef 5.26 )
- Do Espírito de Deus ( Jo 4.10 )

Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Tema : Mara , o mistério das águas amargas.

Texto. Ex.15:23
“E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara”.

Intr. O povo hebreu foi tirado com mão forte do Deus de Israel do jugo da servidão de Faraó, sob a liderança de Moisés, começa uma caminhada pelo deserto. Num dos episódios mais lembrados na Bíblia: a travessia do mar vermelho, Deus se mostra com o seu povo. Jubilo, cânticos e celebrações saem dos corações do povo, a jornada continua, rumo a Canaã, no caminho encontram as águas amargas de Mara, o jubilo, os cânticos, as celebrações desaparecem e entra em cena o pecado da murmuração.

1. PASSANDO POR MARA

Foi inevitável a passagem do povo ali, Deus poderia poupa-los deste caminho, mas, era necessário passarem por Mara.
1.1 Haveremos de passar por Mara : Os primeiros provaram que as águas eram amarguas, todos estavam com sede. Existem algumas coisas que temos urgência em nos saciar, mas, na hora que achamos que é o momento “as águas são amargas”. Qual era a intenção de Deus com isso? Poderiam dizer. A prova que Deus dá é suportável; Ele não tem intenção de humilharmos. ICo.10:13
1.2 Deus está nos moldando: Esta jornada rumo ao céu, requer luta, e não é fácil(Mt.11:12). Deus provou o povo até entrar em Canaã, muitos não entraram pela dureza do coração, e aonde começa o oleiro mexer no barro é no coração. Diante de Mara, o coração do povo endureceu. Se Deus quer moer-nos em sua vontade, iremos passar por Mara. Quantos não passaram por Mara? José do Egito; João em Patmos; Estevão em praça; etc... Ficaríamos preocupados se quem nos estivesse moldando fosse o mundo(Rm.12:2).

2. ATITUDES DIANTE DE MARA

ICo.10:11 “Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”
2.1 Não murmurar. “ e o povo murmurou...”
O povo murmurou contra Moises. Moisés era o profeta de Deus, o povo estava não só murmurando de Moisés, mas de Deus.(Nm.14:27). Em vez de murmurar ore, espere, aprenda uma lição. Pela murmuração muitos não entraram em Canaã.(Hb.3:12); muitos não entrarão no céu.(Jo.3:36). Fujamos do pecado da murmuração!
IPe.4:9 “...sem murmuração”.
ICo.10:10 “E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor”.
2.2 Não por limites para Deus agir. “que havemos de beber”
Limites para o Deus que criou os céus e a terra? Formou o homem do pó da terra? Não há limites para Deus. “Mas a Deus tudo é possível”. Seu nome é EL-SHADAY. Ex. da mulher samaritana(Jo.4)- “o poço é fundo e não tens com o que tirar água”, disse Jesus “SE TU SOUBESSES...”.
2.3 Esperar Deus responder. “mostrou-me um lenho”.
O lenho Deus mostrou, agora cabia a Moisés lança-lo ás águas. Jesus já esteve sobre o amargo madeiro que o fez de maldito, cabe a nós crermos em seu sangue derramado na cruz.Na cruz toda a amargura da alma é tirada. O desgosto de alguém pela vida, é substituído pela doce glória da cruz de Cristo.Na cruz converge a atenção de toda a humanidade, a fonte para o milagre está na vitória total de Cristo: está consumado.

3. APRENDENDO EM MARA.

3.1 Ter maturidade: É um período de amadurecimento e isto requer tempo.
*Tg.1:2-5 - ensina que a atitude é de gozo; para produzir perseverança; senão seremos incompletos.
*Fl. 4:4 – 23 vezes a palavra alegria, Paulo preso mostra a verdadeira maturidade.
*ITm.3:10 – Primeiros sejam provados. Antes do avivamento vem o quebrantamento.
3.2 Agradecer a Deus por esta fase: A um tempo(Ecl.3), precisamos entender. Em tudo daí graças(ITs. 5:18). Sendo o Senhor trabalhando, que é o vaso para contender com o Oleiro?
3.3 Não esquecer da Graça de Deus: Um pouco mais á frente, a graça de Deus foi visível; 12 fontes e setenta palmeiras. Deus tem infinitamente mais para nós ainda á frente, uma vez nós debaixos de sua vontade. Não vamos deixar Satanás abortar o projeto santo do Senhor que somos nós.

CONCLUSÃO: Águas amargas em casa? No ministério? Em uma situação adversa? Não dá para beber?
Suporta até a chegada do lenho nas águas; até que no teu coração entre o: estatuto(Sua Palavra); uma ordenança(é Divina); a prova(é no coração que Deus prova Dt.8:2; 16). Deus tem mais doce do que amargo para você, pois sua natureza é doce(Sl.119:89), sua Palavra é doce(Pv.24:13).
HÁ UMA ABUNDÂNCIA DE DOÇURA EM DEUS PARA TODA ALMA AMARGURADA!

Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil