quarta-feira, 2 de julho de 2014

Coisas que eu não posso pregar

 (I Coríntios 9.16)

Com estas palavras entendemos que pregar, embora pareça bonito, não é uma apresentação e sim algo que a pessoa 1º não tem que se gloriar, 2º se torna uma obrigação e 3º uma necessidade constante.

O que eu não posso pregar?
Vamos refletir o que não podemos pregar:

1- O que não entendo: II Timóteo 2.15 “procura apresentar-te a Deus como obreiro aprovado, que não tem de que se envergonhar e maneja bem a Palavra da verdade”
A primeira coisa que o pregador não pode fazer é pregar algo que não entende.
                             
2- O que não creio:  I Coríntios 2.4  “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”
O objetivo da pregação é gerar fé nos ouvinte porque “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17).

3- O que não vivo: Romanos 2.21   “tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar,  furtas?”
Pior do que pregar o que não entende ou crê é pregar o que não pratica. Por isso Tiago orientou muito bem para ser “praticantes da palavra e não somente ouvintes” (Tiago 1.22).

Pregue o que entende, crê e vive!

CONCLUSÃO:  II Timóteo 4.2 “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.

Pr. Andre Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário