domingo, 19 de fevereiro de 2012

Tema: A Igreja, um Exército com Bandeiras

Cantares descreve vários símbolos da igreja, um deles é um " exército com bandeiras " (Ct. 6.10).

1) Um exército de valentes - A característica do exército do Senhor é que se compõe de valentes lutando contra o mal. A razão disto é porque não recebemos o espírito de covardia, mas sim o de poder (II Tm 1.7). Somos como os Gaditas que vieram a Davi no deserto (I Cr 12.8). Eram varões valentes armados e ligeiros. Tudo isso porque " maior é o que está em nós do que o que está no mundo. "

2) Um exército de armados - O apóstolo Paulo disse: " pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; " (II Co 10.4) . Na carta aos Efésios o mesmo apóstolo especifica as armas da nossa milícia, as quais são: a verdade, a couraça da justiça, calçar os pés na preparação do envangelho da paz, o escudo de fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito (Ef 6.13-17). Com todo este "arsenal " espiritual ao nosso dispor, a igreja segue vitoriosa em nome de Jesus, destruindo as fortalezas do inimigo.

3) Um exército com bandeiras - Quando DEUS estabeleceu a ordem para o assentamento do Tabernáculo no deserto (Nm 1.51), Ele ordenou: "Os filhos de Israel assentarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seu pai..."(Nm2.2). Desde esta época o povo de DEUS viveu debaixo de bandeiras. As bandeiras revelam as características de um povo ou nação. Da mesma forma, a igreja de Cristo é um exército com bandeiras (Ct 6.10). Uma das bandeiras da igreja é a bandeira do Espírito: "...vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira." (Is 59.19). Outra bandeira é a do Calvário: "... e ante os povos arvorarei a minha bandeira; (Is 49.22). Certamente esta bandeira traz a cor vermelha, anunciando ao mundo que nossa salvação foi comprada com sangue (I Pe 1.18,19; Ap 5.9). A igreja portanto, está debaixo dessas bandeiras de vitória, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande DEUS e nosso Senhor Jesus Cristo (Tt 2.13).

CONCLUSÃO:
Ao lado do Senhor Jesus, com a atuação do Santo Espírito, a igreja manifesta as suas características sobre a terra, vivendo uma vida de plena satisfação espiritual, projetando a imagem e a glória de Cristo, para que o mundo seja salvo para a glória de DEUS; ao mesmo tempo servindo de sombra para refúgio dos caminhantes (Ct 1.5).



Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário