quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tema: NÃO PERCA A SUA BENÇÃO.

Texto-chave: Gênesis 25:29-34

Há muitas pessoas que perdem a benção de Deus por não vigiar. Esaú, filho de Isaque é um exemplo disso. Ele era o primogênito de seu pai e, como tal, tinha direito a uma benção especial e a receber porção dobrada da herança de seu irmão, Jacó. Entretanto, perdeu esse direito e sofreu muitos prejuízos, porque num momento de provação, tomou a decisão errada. Vamos ver através de sua história o que pode nos levar a perder a benção, trocando o certo pelo duvidoso.


1. Perdemos a benção quando o cansaço nos domina

vs. 29 – O cansaço, o stress tira o nosso equilíbrio. Quando estamos esgotados (excesso de trabalho, de preocupações, decepções acumuladas), devemos evitar tomar decisões sem ouvir a Deus e aos nossos líderes. Sob pressão, estamos mais propensos a errar.


2. Perdemos a benção quando damos ouvidos a propostas carnais

vs. 31 – Sempre haverá alguém nos fazendo uma proposta ou sugestão que tirará de nós a benção. Satanás sempre tenta nos atrair aos seus atalhos. Se não guardamos nosso coração nos princípios da Palavra de Deus, acabaremos errando o caminho.

3. Perdemos a benção quando exageramos a dimensão dos nossos problemas

vs. 32a – Esaú estava com fome (necessidade) e com vontade de comer (desejo), mas ele deu mais valor a isso do que à sua aliança com Deus. Ao dizer “estou a ponto de morrer”, ele exagerou o tamanho de sua necessidade e de seu desejo e acabou convencendo sua própria alma de que não podia esperar.

4. Perdemos a benção quando nos esquecemos do valor que ela tem

vs. 32b - “De que me serve a primogenitura”... Através dessa frase Esaú revelou não dar valor à benção de Deus. O que ele queria era ter sua vontade de comer suprida naquele momento, sem pensar que no futuro a benção lhe faria falta... Devemos lembrar que aquilo que semeamos hoje, colheremos amanhã.

5. Perdemos a benção quando desprezamos as riquezas espirituais

vs. 34 – Esaú tinha um guisado diante de si (um elemento natural) e a benção da primogenitura (uma riqueza espiritual). Ao escolher o natural e desprezar o espiritual, ele por tabela desprezou o Senhor e acabou colhendo frutos terríveis dessa decisão. Quando precisou depois da benção, ela não estava disponível mais.

Conclusão: Proponha fazer o inverso do caminho de Esaú, que tinha a benção e perdeu. Valorize a Deus e as suas bênçãos, pois os que o fazem, não tem falta de nada, mas pelo contrario não só têm todas as suas necessidades supridas, como são também alcançados por bênçãos inesperadas.


Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário