quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tema: QUANDO DEUS ESCREVE A HISTÓRIA

INTRODUÇÃO: Todo ser humano, sempre tem sua atenção despertada para ouvir ou mesmo para ler belas histórias, belos enredos e tramas, que culminam com um final feliz. Sempre torcemos por um belo final das histórias que ouvimos.
I - DEUS ESTÁ ESCREVENDO:
Do Início ao desfecho
“Os teus olhos viram meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nenhuma delas ainda haviam” (Sal.139:16). Nada escapa ao seu controle: Do ventre até o desfecho final...

II - ELE ALTERA O ROTEIRO
A história de Mefibosete é o melhor exemplo disso: Quando esperava terminar sua história em Lo-Debar, completamente esquecido por todos, longe do palácio real, onde seria seu habitat, é chamado por Davi, para assentar-se à mesa do rei. Deus alterou o roteiro...

III - NÃO PODEMOS FUGIR DA HISTÓRIA
O maior problema é que queremos fugir da história de Deus, assumirmos o controle e escrevermos nós mesmos. A pior coisa é quando queremos interromper a história de Deus, isso pode custar caro:
a) Abraão tinha a promessa de Deus, que seria abençoado e pai de uma numerosa multidão.
b) Como a promessa não se cumpria, tentou ajudar a Deus, ouvindo sua mulher e recebendo como mulher a Agar sua escrava, tendo um filho com ela: Ismael que ele julgou seria seu herdeiro, sendo repreendido por Deus dizendo que a história seria escrita em Isaque (Gen.16:18e 19).
c) Isto custou a Abraão 13 anos de silêncio de Deus, atrasando todo o calendário divino, o processo de Deus.
IV - AS HISTÓRIAS DE DEUS SEMPRE TÊM UM FINAL FELIZ:
Diferente do Titanic, que teve um fim trágico, as histórias de Deus sempre terminam bem:
a) Se a história de José terminasse na prisão seria uma péssima história.
b) Se a história de Jonas terminasse no ventre do peixe, seria uma lástima.
c) Se a história de Estevão terminasse somente com pedradas sobre seu corpo, seria uma derrota profunda, mas terminou linda: “...eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, à destra de Deus”(At.7:56).
d) Se a história da mulher adúltera terminasse com apedrejamento, mostraria impotência de Jesus para mudar a história, mas terminou com o perdão de Jesus.
e) Se a história de Jesus terminasse no túmulo, nenhuma outra história seria capaz de terminar bem, mas ele ressuscitou, assegurando a vitória de nossa história.
Conclusão: Diferente de todas as histórias que terminam com um “The End” ou “Fim”, as histórias de Deus terminam com “Vitória”.


Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário