domingo, 13 de novembro de 2011

Tema: O Nome de Deus.

EX 3:14
"Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."

O Grande EU SOU à YHWH (em hebraico)

O nome aqui referenciado não é Jeová . Este termo só veio a ser usado por volta de 500 D.C. como uma fusão de YHWH e as vogais de Adonoai resultando Yheowah (Jeová). O que mais se aproxima do impronunciável YHWH é Javé.

Jesus refere-se varias vezes a si mesmo como sendo EU SOU: "Eu sou A luz do mundo" , "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" . "Antes que Abraão fosse EU SOU", e muitas outras passagens.

OS NOMES HEBRAICOS DE DEUS E OS SEUS SIGNIFICADOS.

JEOVÁ -JIREH OU JIRÉ: "O Senhor proverá.(Gênesis” 22:14) “"
JEOVÁ -NISSÍ: O Senhor é a minha bandeira.(Êxodo 17:15) ““.
JEOVÁ- SHALOM: O Senhor é paz.(Juízes 6:24) “"
JEOVÁ- SHAMAH OU SAMÁ: "O Senhor está aqui.(Ezequiel” 48:35) “"
JEOVÁ- TSIDKENU : O Senhor é a minha justiça. (Jeremias 23:6) ““.
JEOVÁ-RA-Ah : Um dos nomes de DEUS. Quer dizer o SENHOR é meu pastor (Sl 23:1).
JEOVÁ-RAPHÁ OU RAFÁ: Um dos nomes de DEUS. Quer dizer EU Sou o SENHOR que te sara (Ex 15:26).
JEOVÁ-SALUM: Um dos nomes de DEUS. Quer dizer o SENHOR é nossa paz.
JEOVÀ-TSEBHAOTH: O Senhor dos exércitos (1Sm4.4)
ADONAI: Senhor.
EL: O único que é forte.
EL ELYON: O Deus Altíssimo (Gn 14.18)
EL SHADAI: O Deus todo poderoso (Gn17.1)
EL OLAM : O Deus eterno (Gn 21.33)
ELOHIM: O Deus criador (Gn1.1)



Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário